“Uma surpresa em cada chocolate”! Com essa frase, a Nestlé lançou, em 1983, primeiro na França e, depois, no Brasil, um dos chocolates de maior sucesso da marca: o Chocolate Surpresa.
O comercial veiculado em rede nacional deu o start para esse verdadeiro fenômeno. O produto foi muito bem aceito pelo consumidor brasileiro e logo caiu na graça das crianças.
Se você nasceu nos anos 80, com certeza deve lembrar com carinho do Chocolate Surpresa da Nestlé, que não é mais produzido desde 2005.
Ele deixou tanta saudade que não é raro alguém se perguntar até hoje: “por que o Chocolate Surpresa saiu do mercado?”.
Essa é uma dúvida que persiste há vários anos e que ninguém sabe muito bem a resposta. O que muitos dizem é que a Nestlé continua recebendo e-mails e cartas de consumidores pedindo a volta do icônico chocolate às gôndolas dos supermercados.
Uma curiosidade: O nome da marca foi usado para indicar que além do chocolate, o consumidor também encontraria uma surpresa ao abrir o chocolate: os inesquecíveis cards colecionáveis!
O que o Chocolate Surpresa tinha que outros chocolates de hoje não têm?
São muitos os motivos que levaram o Chocolate Surpresa para o topo do ranking dos melhores chocolates já fabricados no Brasil.
A começar pela gramatura finíssima do produto. Esse era um grande diferencial do Chocolate Surpresa e que poucas marcas ousaram replicar.
A barra finíssima dava um toque diferenciado. Quando levado à boca, derretia instantaneamente.
Mesmo com todos os lançamentos da década de 80 pra cá, os chocólatras de plantão têm a convicção de que nunca existiu no Brasil um chocolate igual.
Muitos creditam o sabor incomparável do chocolate à fórmula do produto. Menos gordura e mais cacau, talvez? Não sabemos! Fato é que dos chocolates ao leite fabricados até hoje, poucos se comparam ao sabor do Surpresa.
Outros atrativos que fizeram do Surpresa um produto de sucesso, foi o ineditismo na proposta de levar a temática animal para o chocolate. E em duas frentes: os animais em relevo que ilustravam cada barra; e os cromos que vinham embrulhados junto com o chocolate.
Os cards traziam belas imagens de espécies de animais do mundo todo divididos por ecossistemas. No verso, informações como nome científico, hábitos alimentares e formas de reprodução.
Um conteúdo educativo e que encantou as crianças da época!
Álbuns do Chocolate Surpresa eram “febre” entre as crianças
Uma das estratégias de marketing para impulsionar a venda do Chocolate Surpresa (e que deu muito certo), foi a distribuição de álbuns para os consumidores colecionarem as “figurinhas” que acompanhavam o produto.
Para ganhar o álbum, bastava enviar 4 embalagens do Chocolate Supresa, para a caixa postal da Nestlé, e receber em casa o brinde.
A primeira coleção, de 1983, teve como tema “Animais de todo o mundo”, com um total de 20 figurinhas dos seguintes animais: Arara, Canguru, Carneiro das Montanhas Rochosas, Cisne, Coruja, Dromedário, Elefante, Esquilo, Flamingo, Garça, Girafa, Leoa, Lhama, Mandarim, Pelicano, Raposa, Tatu,Tigre, Urso Panda (Gigante) e Zebra.
Nessa primeira coleção, a Nestlé também lançou uma caixinha de papel, onde os cards podiam ser guardados, para quem não quisesse fazer a colagem dos cromos no álbum.
Depois, vieram: “Animais do Pantanal”, “Maravilhas do Mar”, “Animais da Amazônia”, “A Fantástica Mata Atlântica”, “Litoral e Ilhas Oceânicas”, “Campos e Cerrados”.
No início dos anos 90, vieram: “Sertões”, “Cães de Raça”, “Dinossauros”, “Viagem ao Fundo do Mar”, “Viagem Espacial” e “Shows da Natureza”, todos com 30 cromos colecionáveis.
A partir dos anos 2000, o chocolate contou com mais algumas coleções: “Guia dos Curiosos”, “Scooby-Doo” e “As meninas superpoderosas”.
No total, foram 468 cards, em 17 coleções diferentes.
Curiosidade: No lançamento da Coleção Cães de Raça, a Nestlé lançou uma ação promocional com o sorteio de 300 filhotes de cachorros. Inusitado, não? Imagine uma promoção igual a essa nos dias de hoje. Daria o que falar, não é verdade?
Chocolate Surpresa Dinossauros foi o auge da Coleção
Em 1993, ano em que Jurassic Park estreava no cinema e a Família Dinossauro chegava para encantar o Brasil, a Nestlé lançou a sua mais famosa Coleção do Chocolate Surpresa.
Chegava ao mercado a Coleção Dinossauros. Um verdadeiro sucesso nacional!
As 30 figurinhas foram divididas em três períodos da era dos dinossauros: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Quem lembra do Tiranossauro Rex, um dos cards mais famosos da Coleção?
O retorno do Chocolate Surpresa no formato Ovo de Páscoa
Em 2017, a Nestlé lançou o ovo de páscoa Surpresa.
A novidade causou uma certa frustração entre os consumidores, já que a fórmula do chocolate não era fiel a do Chocolate Surpresa original, e deixou a desejar.
Mas a ação rendeu bons frutos e o ovo de Páscoa se esgotou rapidamente.
Junto com o ovo de 150 gramas, o consumidor levava um álbum e 10 cards com figurinhas de dinossauros semelhantes aos cromos da primeira Coleção.
Em 2020, Nestlé lançou outra versão do Ovo de Páscoa Surpresa, com 3 diferentes temáticas: Dinossauros, Espaço e Corrida de Carros.
Nem preciso dizer que os fãs de Surpresa amaram o lançamento, não é mesmo? Eu, inclusive.
Nestlé Jungly é o novo Chocolate Supresa?
Muitos fãs do Chocolate Surpresa veem alguma similaridade do famoso chocolate com o Nestlé Jungly.
O Jungly é encontrado na Espanha e traz animais na embalagem e também em alto relevo no próprio chocolate, assim como era com o Chocolate Supresa.
Ele é feito de chocolate ao leite com biscoitos crocantes. Para matar a saudade, vale cohecer! Apesar de importado, ele pode ser encotrado em alguns supermercados brasileiros.
Espero que tenha gostado do post, feito com muito carinho para você!
Se quiser compartilhar alguma recordação do Chocolate Surpresa, deixe seu registro no espaço abaixo.
Eu amava o chocolate surpresa o melhor chocolate até hoje amado por todos a receita dele sem igual, ninguém supera. Foi o chocolate da minha infância e de muita gente. Fenomenal, incrivelmente e divertido pelas gravuras dos animais que vinham estampadas no chocolate juntamente com os cromos dento da embalagem. Espero que o mundo reconheça e a Nestlé volte a colocar no mercado o chocolate universal mais precioso. Todos desejamos com muito prestígio e saudades.
Agradecemos o comentário e concordamos com você! O Nestlé Surpresa deixou saudades!
Minha hipótese é a seguinte. Eles não fabricavam no Brasil e sim ele vinha de fora. Ou a fórmula de fora não pode ser adaptada com mais gordura no Brasil e eles consumiam mais cacau do que gordura.
Como a qualidade do chocolate era padrão europeu, o sabor ficou na memória das crianças porque era um chocolate superior
O Surpresa era tão bom que eu só o comparo hoje ao Lindt ao leite e Milka.
Acho que o custo para manter a linha não dava a margem de lucro suficiente em comparação aos outros chocolates com mais produtos artificiais e gordura.
Muito interessante a sua análise. Faz sentido!
Obrigado por compartilhar! O Nestlé Surpresa é realmente insubstituível. Ficou na saudade!
Sua análise está perfeita na minha opinião.
Principalmente a comparação com os sabores do chocolates atuais.
Apenas o Lindt ao leite, no meu gosto, supera por pequena margem o sabor do Surpresa.
Também foste preciso na questão comercial do provável motivo para descontinuar o produto.
Uma pena, quem viveu essa época jamais esquecerá.
Forte abraço.
Muito obrigado, Gian. O Chocolate Surpresa realmente deixou saudades.
O chocolate Surpresa da Nestlé fez parte da minha infância. Que chocolate bom! Dá saudades só de lembrar. Eu tinha coleção dos cards que vinham junto. Era muito legal colecionar!
Verdade! O chocolate Surpresa faz falta. Obrigado pelo comentário!
Sinceramente não existe chocolate que supera o sabor e maciez do chocolate Surpresa 🥰
Existe sim chocolates bons , porém o Surpresa é insubstituível 🥰🥰🥰 lembra minha infância de 12 irmãos que meus pais faziam de td pra agradar a todos ❤️
Realmente, Eunice. O Chocolate Surpresa é inesquecível. Quem provou, não esqueceu jamais.
Eu também colecionava e o chocolate em sim muito bom ,pena que na minha infância eu perdi todos,morava perto do rio e numa enchente levou tudo.temho saudades dos meus caras.
Era o melhor chocolate, tenho 42 anos, e me lembro como se fosse ontem, não consigo entender o pq de não voltar, seria um sucesso, eu mesmo, iria comprar de caixa fechada.
Verdade, Marcelo. Saboroso e inesquecível. O Chocolate Surpresa marcou a infância de muita gente.
Eu lembro dis cards sujos porque derretia o surpresa e não esperava pra ver cards saia logo comendo e sujando tudo
Verdade! Comigo acontecia o mesmo. Saudades do Chocolate Supresa da Nestlé. Bem que podia voltar para o mercado, né?
Me senti como o crítico do filme Ratatouille quando comi pela primeira vez o La Creme da Cacau Show. Me levou direto à infância quando comia o chocolate Surpresa. O sabor é igual, se não, muito parecido. Eu também compraria caixas de chocolate Surpresa se ele voltasse ao mercado nos dias de hoje. Nostalgia sem igual.
O chocolate Surpresa realmente deixou muitas saudades, né? Seria o máximo se ele voltasse a ser comercializado pela Nestlé.
Eu lembro que quase completei o álbum Sertões…faltava uma apenas. Uma noite estava no ponto de ônibus com minha mãe e vi um papel durinho no chão…era justamente a figura que estava faltando..Que emoção…era demais… Como queria a volta desse saboroso chocolate… Além de gostoso trazia a diversão de colecionador… Sem falar.que vinha pra agregar cada figura…com informações científicas…nos sentíamos inteligentes…
Que linda lembrança! Quem sabe um dia o Chocolate Surpresa volta para a nossa alegria.