Ahhhh, o chocolate! Capaz de melhorar o humor nos dias mais difíceis e fazer todo mundo feliz. No pós-almoço ou no lanche da tarde, é sempre uma excelente opção de sobremesa.
Mas das opções de chocolates que o mercado oferece, vem a pergunta: qual chocolate é o mais saudável para consumir? E qual o vilão da dieta? É isso que você vai descobrir a partir de agora!
Branco ou preto. Com recheio ou sem. Em forma de bombom ou barra de chocolate. Ovo de páscoa ou trufa. Em meio a tantas delícias, a gente nem se dá por conta do tipo de chocolate que estamos consumindo. Quem consulta a tabela nutricional? E o teor de açúcar? E de gordura?
Mergulhados no fantásticos mundo dos chocolates, nem sequer nos damos conta da variedade à nossa disposição. A escolha se dá pela marca ou pelo sabor que mais nos apetece. Na infinidade de opções, encontramos muitos vilões.
A seguir, listamos alguns chocolates que estão ao nosso alcance e a composição de cada um, para que você possa comparar e fazer sempre a melhor escolha. Confira:
Chocolate amargo
Doce, pero no mucho. O nome já diz tudo: esse tipo de chocolate tem um gostinho amargo que muita gente reprova.
A explicação? Ele contém de 70 a até 90% de cacau, tornando o sabor mais acentuado ao paladar.
A depender da versão escolhida, alguns chocolates tipo amargo não contém açúcar. Devido à sua fórmula, está no topo dos chocolates mais saudáveis para se consumir.
Por possuir alto teor de antioxidantes, exatamente por conter mais cacau, é um poderoso aliado no combate aos radicais livres do organismo.
Chocolate meio amargo
Como o próprio nome já diz, o chocolate meio amargo tem um toque menos doce, mas nem tão amargo quanto a versão com mais de 70% de cacau.
Ele contém cerca de 40 a 60% de cacau, e é menos calórico do que outras versões.
Chocolate ao leite
Essa é a versão mais facilmente encontrada nas gôndolas do supermercado e disparada a preferida dos consumidores. O preço também é mais bem em conta do que as opções com alto índice de cacau.
Devido à adição de leite e açúcar, o doce é bastante característico. Menos saudável do que os dois primeiros, o chocolate ao leite contém apenas 25% de cacau.
Chocolate branco
Atenção! Se você é apaixonado por chocolate branco, a notícia não é das melhores. Devido à sua composição, muitos dizem que nem chocolate ele é.
E eu explico: o chocolate branco não contém massa de cacau em sua fórmula, principal ingrediente do chocolate preto (e aí estão incluídos as diversas variedades de chocolate: amargo, meio amargo e ao leite).
Em sua composição estão presentes leite, açúcar e cerca de 20% de manteiga de cacau (em substituição à massa de cacau). Por esse motivo, não é tão saudável quanto as outras variações de chocolate, além de ser mais gorduroso e calórico.
Para pessoas alérgicas ao chocolate ou a seus componentes, como é o caso dos celíacos e dos intolerantes à lactose, existem inúmeras outras opções encontradas no mercado.
Desde chocolates à base de soja e a alfarroba, que tem se mostrado uma excelente alternativa ao chocolate tradicional. Diferentemente do chocolate normal, a alfarroba tem como matéria-prima uma espécie de vagem nativa do mediterrâneo, que contém menos gordura do que o cacau, mas é rica em açúcar.
Leia também: Por que o chocolate branco não é considerado chocolate?
O que levar em conta na hora de escolher o chocolate mais saudável?
Em linhas gerais, os principais cuidados que você deve ter na hora de escolher o chocolate mais benéfico para a sua saúde, são:
- Dar preferência a chocolates com maior teor de cacau;
- Consultar o índice de açúcar. Se aparecer em primeiro lugar na lista de ingredientes, prefira outra opção
- Risque da lista chocolates que contenham gordura vegetal. É de péssima qualidade e promove o aumento do colesterol ruim.
- Pode doer para muita gente, mas… evite ao máximo o consumo de chocolate branco.
- Atenção ao recheio. Prefira os com grãos, como as castanhas. Recheios artificiais não são recomendados.
Além da qualidade, a quantidade consumida diariamente também importa. Na medida certa, o chocolate é sempre bem-vindo.
Procure esse equilíbrio e continue incluindo essa delícia no seu dia a dia. Qual deles você costuma consumir? Compartilhe sua resposta nos comentários.
Até o próximo post.
Difícil escolher um só. Amooo chocolate!