O queijo coalho é um tipo de queijo que tem suas raízes na culinária brasileira e também é consumido em outras partes da América Latina. É um queijo fresco, não-maturado, de textura firme e sabor suave.
É muito popular em churrascos brasileiros (conhecidos como churrascos de espeto) e é frequentemente grelhado para ser servido como petisco.
O queijo coalho é chamado assim devido ao coagulante usado em sua produção, geralmente uma enzima chamada coalho. Ele é feito a partir de leite de vaca e passa por um processo de coagulação, drenagem e prensagem. O resultado é um queijo com uma textura firme, que não derrete facilmente quando aquecido.
Como o queijo coalho é produzido?
O processo de preparo envolve a coagulação do leite com o coalho, formando a coalhada, que depois é cortada em pequenos pedaços e cozida. Em seguida, a coalhada é moldada em formas e prensada para eliminar o excesso de líquido. O queijo é então salgado e maturado por um curto período de tempo antes de ser consumido.
Como preparar queijo coalho?
Ele é muitas vezes cortado em pedaços, espetado em palitos e grelhado até que fique levemente dourado e crocante por fora. É uma delícia comum em festas e churrascos no Brasil.
Além do preparo grelhado, também pode ser consumido fresco, como parte de sanduíches, saladas ou mesmo em pratos cozidos.
Curiosidades sobre o queijo coalho
- Tradicionalmente, é feito a partir do leite de vaca, mas também pode ser feito com leite de cabra.
- Esse queijo é uma parte importante da cultura culinária do Nordeste do Brasil, onde é uma iguaria bastante apreciada.
- O nome “queijo coalho” se refere ao processo de coagulação do leite usando o coalho, que é uma enzima extraída do estômago de alguns animais jovens, como o bezerro.