Há quem diga que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. E de fato, é!
Para começar o dia disposto e com mais energia, uma alimentação balanceada logo nas primeiras horas da manhã é essencial. E entre os alimentos mais recomendados estão as frutas, é claro!
As melhores frutas para consumir no café da manhã são: mamão, banana, abacate, morango, manga, e mais. Saiba por quê!
Por que consumir frutas no café da manhã?
Ricas em vitaminas e nutrientes, garantem dose extra de saúde e são sempre boa opção.
No café da manhã elas ganham protagonismo, já que ajudam no funcionamento do intestino e também atuam como reserva de energia para o dia todo.
As 10 das melhores frutas para você consumir no café da manhã
Confira, a seguir, a lista definitiva das frutas mais indicadas para consumir logo ao acordar:
1) Mamão
Rico em fibras, o mamão é quase uma unanimidade entre as frutas daquele café da manhã delicioso.
Seja in natura ou como ingrediente principal no preparo de uma boa vitamina, é sempre boa escolha para o consumo nas primeiras horas do dia, pois melhora a digestão e estimula os movimentos naturais do intestino.
2) Banana
A banana é outra ótima opção de fruta no café da manhã. Versátil, pode ser misturada amassada à aveia ou demais fibras. Fica uma delícia!
É ótima fonte de energia para o corpo, por ser rica em carboidratos. Ou seja, excelente escolha para consumir logo cedinho, seja antes do trabalho ou do treino na academia.
3) Morango
O morango é outra opção muito lembrada quando se pensa em frutas para o consumo no café da manhã.
Contém poucas calorias e boa quantidade de fibras. Uma boa sugestão é comer com mel, iogurte ou no preparo de sucos naturais.
4) Abacate
O abacate possui gorduras saudáveis essenciais para a saúde do coração. Também combate a prisão de ventre e favorece o trânsito intestinal.
É uma fruta pouco lembrada para o café da manhã, mas é uma ótima opção. Por ser um pouco calórica, o turno da manhã é o melhor momento de consumi-la.
5) Abacaxi
Muito consumido após o almoço, por ajudar na digestão, o abacaxi também vai bem no café da manhã.
Entre muitos benefícios, ajuda na perda de peso e promove a eliminação de líquidos, funcionando como ótimo diurético.
6) Mirtilo
Rico em antioxidante e fibras, o mirtilo (também conhecido por blueberry) promove a saúde do cérebro e auxilia na digestão.
É pequeno no tamanho, mas grande nos benefícios, além de ser muito saboroso. Experimente misturar ao iogurte grego. É uma delícia!
7) Manga
Poderosa fonte de fibras, não há quem resista à doçura da manga. Pode ser consumida in natura ou usada no preparo de um belo suco. A saúde matinal agradece!
8) Melancia
Que tal começar o dia com uma dose extra de hidratação? Se essa for a sua vontade, não deixe de incluir a melancia entre as opções de frutas do seu café da manhã.
Como todo mundo já sabe, a melancia é composta por 90% de água. Por isso, é escolha refrescante para consumir especialmente nos meses quentes do ano. Além disso, também ajuda na digestão e tem baixíssimas calorias.
9) Figo
O figo não é das frutas mais fáceis de serem encontradas. Pode-se dizer até que se tornou artigo de luxo no Brasil. Mas tem ótimo valor nutricional e é bom aliado no café da manhã.
Isso porque é rico em fibras, ajudando a promover a saúde digestiva e a regularidade intestinal. Também tem propriedades diuréticas, auxiliando na redução do inchaço.
10) Melão
O melão é outra opção que combina muito com o café da manhã.
Isso porque a fruta é composta principalmente por água, ajudando a manter o corpo hidratado logo de manhã cedinho. Também auxilia no controle de peso e promove a boa digestão.
Veja também:
1. A lista defininitiva de produtos para um café da manhã completo!
2. 7 frutas que prendem o intestino
3. 1o frutas que soltam o intestino
As frutas aqui listadas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, proporcionando energia e nutrientes para você começar o dia com o pé direito. São ótimas opções para consumir logo ao acordar.
Mas lembre-se de fazer um rodízio entre as 10 melhores frutas para consumir no café da manhã e obtenha o máximo de nutrientes oferecidos por cada uma delas.